Projetos
Projetos Acadêmicos

LESC-86 Computador Didático para auxílio no projeto de computadores

LESC-86 Computador Didático para auxílio no projeto de computadores
Descrição: Computador baseado no processador 8086 da Intel, na forma de um kit didático 
Aplicação: S
istema de desenvolvimento para a disciplina de 
Sistemas Microprocessados do Curso de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Resultados: Produto em funcionamento desde 2010

O ensino da Eletrônica Digital compreende, entre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades de projetos de circuitos baseados em microprocessadores. Nesse sentido, iniciou-se um projeto com vistas a conceber um Computador baseado no processador 8086 da Intel, na forma de um kit didático que pudesse ser utilizado como um  sistema de desenvolvimento para a disciplina de Sistemas Microprocessados do Curso de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC). A principal motivação para isso deveu-se a carência de sistemas desse tipo no mercado. O LESC-86 permite que os alunos possam aprender a projetar seus próprios computadores, bem como exercitar a programação dos mesmos  em  linguagem de  programação Assembly. A interface com o usuário é feita através de um  display LCD  e um  teclado matricial, além de ser possível conectar o LESC-86 a um computador via interface RS-232. O primeiro passo na confecção do kit foi  a  criação do esquemático do projeto e uma lista de materiais a serem comprados. Com todo o kit funcionando partiu-se para a realização do software Monitor.

Os protótipos iniciais, primeiramente em protoboard  e  depois em PCI, permitiram a detecção de vários os erros. É importante ressaltar que, embora o projeto visasse uma aplicação didática,  este também corresponde a um  grande projeto de Iniciação Científica,  visto que, ao empregar metodologias investigativas, realizou uma inovação tecnológica, com resultados pioneiros em todo o Brasil. Tendo em vista a sua robustez e capacidade de memória, planeja-se portar  o sistema operacional Linux especialmente para esse computador.

Projeto Brazil IP

Projeto Brazil IP
A UFC, através do LESC integra o programa Brazil IP (Brazil Intelectual Property), o qual é um consórcio de laboratórios e universidades brasileiras que visa a produção, estruturação e confecção de circuitos integrados, circuitos VLSI e IP Cores. A missão da Brazil IP Network pode ser dividida em duas partes. A curto prazo ela pretende aumentar a capacidade do País em organizar atividades de projeto, expondo instituições de R&D a práticas internacionais de projeto (IP-XACT / SRS / VSI) e avaliação. A longo prazo, o objetivo é agilizar a formação de massa crítica em projeto capaz de alavancar startups (Design Houses) no País.   

Equipe:
Prof. Dr. Helano Castro
Eng. Jardel Silveira
Abner Torres
David Viana
Diego Viot
Pedro Lázaro
Rafael Fares
Rodolfo Galvão