Institucional
O Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) é um dos laboratórios integrados ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal de Ceará (UFC). A UFC é uma das principais universidades do Brasil, reconhecida por sua excelência no ensino de Graduação e Pós-graduação, bem como na Pesquisa e Extensão. Com os mais de 25.000 estudantes de graduação e pós-graduação, e os aproximadamente 2.000 professores, a Universidade fica situada em um dos lugares mais bonitos do Brasil, a cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará no Nordeste do país. 

O laboratório começou suas atividades em maio 2004, com a missão de ser um laboratório de desenvolvimento e pesquisa de ponta, dando a sustentação ao programa de graduação e pós-graduação do DETI (Mestrado e Doutorado). O LESC tem uma equipe de professores, de Engenheiros de desenvolvimento, de técnicos e de estudantes de graduação e pós-graduação. A composição da equipe, composta por acadêmicos e Engenheiros full-time, reflete o fato de que as atividades do laboratório incluem não somente a pesquisa acadêmica, mas também um lugar onde a alta tecnologia é desenvolvida. No fato, a pesquisa contribuiu sempre ao padrão elevado das atividades de desenvolvimento realizadas no laboratório, no sentido de que deu embasamento contínuo ao projeto de sistemas. Na outra mão, os projetos de desenvolvimento validaram muitas atividades de pesquisa ocorridas no LESC. Nós acreditamos que esta sinergia entre pesquisa e desenvolvimento vem a ser uma das razões do sucesso do LESC.

Tanto quanto a pesquisa, as atividades do LESC incluem modelagem de confiabilidade, tolerância à falha, sistemas Real-Time, Processamento Digital (incluindo imagem e sinal), sistemas embarcados e a computação móvel. Muitas atividades de desenvolvimento realizadas no laboratório beneficiam-se dos resultados das pesquisas, sendo um este o ponto inicial no processo de desenvolvimento.

Entretanto, em conseqüência do estabelecimento de muitas parcerias com a indústria, o LESC desenvolve muitos projetos de desenvolvimento. Entre essas parcerias, destacamos àquela realizada com a Solectron Brasil. Um parceiro do LESC desde o início, a Solectron tem suportado muitas as atividades do laboratório. De fato, muitos dos projetos bem sucedidos do LESC foram realizados em cooperação com a Solectron. 

A fim de suportar as atividades de P&D no LESC, contamos com um laboratório, de desenvolvimento de hardware para sistemas de computação, muito bem equipado com o que existe de mais moderno no mundo. O LESC tem o laboratório mais completo de PCB (printed circuited board) para o desenvolvimento de protótipos de placa de circuito eletrônico da América Latina. Isso torna possível que o laboratório controle o processo inteiro de desenvolvimento, partindo do projeto do sistema (beneficiado pela pesquisa), da execução e simulação, da prototipagem (incluindo protótipos de PCB) e finalizando nos sistemas de testes. Em alguns casos, o LESC desenvolve as ferramentas de testes, que inclusive são usadas pela indústria em testes de manufatura na fábrica. É importante ressaltar que muitos alunos de graduação e de pós-graduação participam dos projetos do LESC.

O LESC faz parte da Rede (SIBRATEC) , mais especificamente da sub-rede EPP (Eletrônica Para Produtos), que consiste de uma rede de inovação tecnológica que visa apoiar a indústria nacional através de projetos em eletrônica que possam agregar valor a seus produtos, aumentando a competitividade de nossa indústria.

No último dias 17, 18 e 19 de Maio , tivemos o prazer de receber no LESC, o Sr. Arnie Weksler (foto), Senior Manager, Diagnostic Strategy & Dev da LENOVO International, por ocasião de um Workshop relacionado com um importante e estratégico projeto para LENOVO, do qual o LESC tem a responsabilidade de desenvolver grande parte do mesmo. O Workshop realizou-se, em seu primeiro dia, na Sala de Reuniões do Conselho do Centro de Tecnologia, gentilmente cedida pelo Prof. Barros Neto, Diretor do Centro. Grande parte das outras atividades do worshop realizou-se no próprio LESC, com a participação de todo o time do laboratório que está trabalhando no projeto, juntamente com o Sr. Weksler. Na ocasião, engenheiros do LESC presentearam-no com um jaleco usado pelos engenheiros, como reconhecimento pelo grande suporte e amizade que tem permeado nossa relação com o Sr. Weksler. Além disso, o Prof. Helano Castro, em nome de todo o LESC, presentou-o com uma jangada em miniatura, símbolo do laboratório. O evento foi um sucesso, com discussões técnicas que muito contribuíram para o prosseguimento desse importante projeto com a LENOVO International. O LESC mantém contatos semanais com os técnicos da LENOVO nos Estados Unidos e China, dentro do esquema de desenvolvimento do projeto, que terá impacto mundial. 

O LESC é chefiado pelo professor Helano de Sousa Castro, que pertence ao Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará.