jardel@lesc.ufc.br http://lattes.cnpq.br/4664100616809407

Professor Pesquisador Ricardo Jardel Nunes da Silveira

Interesses

* UEFI Firmware
* CMOS VLSI Design (Microeletrônica)
* Radio Frequency Identificaion (RFID)
* Brain-Machine Interface (BMI) or BCI (Brain Computer Interface)
* Sistemas Embarcados de Tempo Real.
* Real Time Java
* Hardware de PC's (Arquitetura de
Placa-Mãe, Processadores, etc.).
* Bios de Computadores.
* Sistemas Operacionais de Tempo Real.
* Processamento Digital de Imagens.

Histórico

Cursei engenharia elétrica Universidade Federal do Ceará entre janeiro de 1996 e julho de 2001. Nesse período, minha formação acadêmica foi complementada, principalmente por pesquisas realizadas na área de processamento paralelo (Projeto RMAV – CENAPAD-NE) e estágio na Fujitec (www.fujitec.com.br), onde trabalhei com desenvolvimento de firmware e hardware, para sistemas embarcados em transportes coletivos. Nessa fase da minha vida, fui orientado por grandes professores e engenheiros, entre eles, Jarbas Silveira (meu irmão), Prof. Paulo Cortez , Prof. Mário Fiallos, Prof. Helano Castro, Eng. Danilo Reis, Eng. Fábio Reis e Eng. Ricardo Lino. Durante a faculdade, trabalhei em várias atividades complementares de renda: suporte de informática no Jornal o Povo, Professor de olimpíada de física do Farias Brito (www.fariasbrito.com.br), Assessor de Informática do CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), Revendedor de computadores da iByte (www.ibyte.com.br).

Em outubro de 2000, ainda cursando engenharia elétrica, fui contratado pela Fujitec, na função de programador. Quando me formei, em Julho de 2001, fui então promovidoa a Eng. Da Fujitec, onde trabalhei até Dezembro de 2002.

Em janeiro de 2003, fui convidado pelo Prof. Dr. Helano Castro para compor a primeira equipe do time de desenvolvimento de hardware do Instituto Atlântico (www.atlantico.com.br). Após três meses de trabalho no Instituto Atlântico, fui convidado pelo Superintendente da Instituição, o Bernal, para coordenar o projeto do qual participava. Aceitei o convite e durante o restante do tempo que estive no Instituto Atlântico, tive a honra de coordenar uma equipe o trabalho alguns excelentes engenheiros: Prof. Imbiriba, Eng. Renan Martins e Eng. Luiz Alves, além de outros estagiários muito competentes. Durante o tempo em que estive no Instituto Atlântico, cresci muito profissionalmente, principalmente, no que se refere ao gerenciamento de equipes. Fiz vários cursos e aprender muito com o convívio com pessoas muito experientes como o Helano, Bernal , Adriano e meu irmão Jarbas, além de muitos outros.

Em outubro de 2004, vim integrar a equipe deste renomado laboratório, o qual é chefiado pelo Prof. Helano Castro. Neste pouco mais de um ano de LESC, trabalhei em vários projetos de desenvolvimento de Hardware e Software para computadores. Assim como nos outros lugares em que passei, encontrei aqui no LESC uma equipe de altíssimo nível técnico e capacidade de encontrar soluções para obstáculos até então instransponíveis.